Diferenças entre PAF-ECF x NFC-e x S@T X MFe

Home » MF-e » Diferenças entre PAF-ECF x NFC-e x S@T X MFe
MF-e, MP-4200 TH FI, MP-4200 TH FI II, RB-1000 FI, RB-2000 FI, s@tGo, SAT Nenhum comentário

Olá Partner Bematech e Desenvolvedor de Software!

Neste post vamos descrever e diferenciar PAF-ECF. NFC-e, S@T e MFe.


    • PAF-ECF

 

Programa Aplicativo Fiscal (PAF-ECF) é utilizado juntamente com a ECF (Emissor de Cupom Fiscal). É caracterizado por uma impressora exclusiva fiscal para a emissão de cupons e possui um certificado digital próprio.

O ECF tem a capacidade de guardar em sua memória fiscal (MFD) todos os cupon, documentos e relatórios fiscais.

Ele não precisa estar conectado à internet, pois os dados são guardados em sua memória física. Toda a transferência de dados é responsabilidade do PAF-ECF ou do software de gestão utilizado.

Estados que utilizam ECF: Santa Cataria.

Equipamento Bematech: MP-2100 TH FI, MP-4000 TH FI, MP-4200 TH FI e MP-4200 TH FI II


    • NFC-e

 

A Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) é um documento parecido com a NF-e.

Ela é utilizada para vendas ao consumidor final, sendo transmitida via internet no ato da compra da mercadora.

Caso não tenha conexão com a internet, a venda deve ser realizada em contingência e posteriormente enviada a Sefaz. Para seu funcionamento não precisa de um equipamento dedicado, basta somente um emissor de notas fiscais que transmita os cupons do PDV para a Sefaz e uma impressora não fiscal.

Deste modo, você pode utilizar uma impressora não fiscal, o que não exige autorização da Secretaria da Fazenda.

Estados que utilizam NFC-e: Amazonas, Roraima, Amapá, Acre, Rondônia, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio grande do norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Distrito Federal, Brasília, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espirito Santo, São Paulo (em contingência ao S@T), Paraná e Rio Grande do Sul.

Equipamento Bematech: MP-4000 TH, MP-5100 TH, MP-2800 TH e MP-4200 TH.


    • S@T

 

SAT (Sistema Autenticador e Transmissor) foi criado para documentar digitalmente todas as operações e arquivos do varejo hoje ela é obrigatório no estado de São Paulo, apesar de outros estados aderirem ao projeto tais como Alagoas, Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná e Sergipe. Esse equipamento é reconhecido pelo fisco e transmite as informações de venda da empresa para a Secretaria da Fazenda.

Ela vem para substituir o ECF. Com isso o equipamento ela não precisa estar conectada à internet 24 horas por dia como é realizado pela NFC-e. Caso a conexão apresente quedas ou esteja offline por algum motivo, ela armazena os dados e os transmite assim que a conexão é restabelecida.

Para que tudo isso seja possível realizar a venda do cupom, é necessário possuir um programa de computador fornecido por uma software house credenciada pela Secretaria da Fazenda e é necessário o uso de um equipamento para a validação e autenticação do cupom fiscal.

Estados que utilizam S@T: São Paulo.

Equipamento Bematech: RB-1000 FI, RB-2000 FI e S@TGO.


    • MFe

 

MFe (Modulo Fiscal Eletrônico) foi criado para documentar digitalmente todas as operações e arquivos do varejo hoje. Esse equipamento é reconhecido pelo fisco e transmite as informações de venda da empresa para a Secretaria da Fazenda. Ele funciona da mesma forma que o S@T em São Paulo.

Ela vem para substituir o ECF. Com isso o equipamento não precisa estar conectada à internet 24 horas por dia como é realizado pela NFC-e. Caso a conexão apresente quedas ou esteja offline por algum motivo, ela armazena os dados e os transmite assim que a conexão é restabelecida.

Para que tudo isso seja possível realizar a venda do cupom, é necessário possuir um programa de computador fornecido por uma software house credenciada pela Secretaria da Fazenda e é necessário o uso de um equipamento para a validação e autenticação do cupom fiscal.

Estados que utilizam MFe: Ceará.


Qualquer dúvida, é só chamar nossos especialistas no Chat Online!

Abraço e até a próxima!